Pioneirismo (Página 2)

"O berço da Modernidade"

  • Páginas:
  • 1
  • 2

 

Primeira Agência do Banco do Brasil no Estado de Goiás

Prédio original que sediou a Primeira Agência do Banco do Brasil em Goiás (Ipameri) em 1921. Com a ausência de cores na foto não nos é possível saber qual a cor original do prédio. Este prédio atualmente é de propriedade do Senhor Valfredo Perfeito.

Jornal Americano "The Times" de 24 de Junho de 1927.

Clique nesta foto e no navegador que se abrirá, dê um zoom no mapa do Brasil e confira "Ypameri", primeira e única cidade no Estado de Goiás a ter Agência do Banco do Brasil até esta data.

Cinemas

1912 -O primeiro cinema ipamerino foi instalado por Virgínio V. Lopes num barracão de pano servido a luz de acetileno. Foi a primeira cidade goiana a ter cinema..."...no mesmo lugar onde funcionou o Éden Ipamerino depois o Cine São Paulo de Waldemar Ceva. (Apontamentos para a História de Ipameri de Joaquim Rosa, obra inédita)

Em 1915 Ipameri inaugura o seu primeiro cinema, o primeiro do Estado de Goiás, situado à Rua Cel Francisco Vaz, nº 235, onde foi exibido o filme "A Dama de Preto" com a atriz Brancesca Berttini.(Fragmentos da História de Ipameri de José Bernardino da Costa)

Nos anos 20 é inaugurado o Eden Ipamerino de propriedade de Waldemar Leone Ceva.

Em 1936 inaugura em Ipameri o Cine São Paulo, sendo noticiado no Jornal Ypameri as películas em cartaz.

O Cine Teatro Estrela construído por João Estrela e sua esposa Quergina Jorge Estrela é inaugurado com o requinte dos prédios de cinemas das grandes capitais em 16 de setembro de 1956.

(Informações de jornais da época)

O primeiro cinema falado do Estado de Goiás foi em Ipameri.

Prédio do "Eden Ipamerino" cinema e espaço cultural.

Anúncio do Cine Éden no jornal Ypameri de Novembro de 1927.

Anúncio no no Jornal "Ypameri" de Novembro de 1936.

Prédio construído especialmente para sediar o Cine Teatro Estrela em 1956.

Anúncio da Inauguração do Cine Estrela no Jornal "O Ipameri" de Setembro de 1956.

Hipódromo Firmo Ribeiro

 

Hipódromo Firmo Ribeiro em uma de suas últimas etapas de funcionamento.

Jóquei Clube, foi o primeiro Clube Turfístico do Estado de Goiás.

Primeiros Aviões em Solo Goiano

Capela do Divino Espírito Santo

"O acontecimento sensacional ligado à providências militares foi a descida em Ipameri e pela primeira vez em terras goianas, de dois aviões da Força Paulista. Os ares do Estado nunca dantes navegados foram singrados no dia 16 de setembro (1926) por dois aviões: O "Anhanguera", de 12 cilindros e 210 HP dirigido pelo aviador Orton Hoover auxiliado pelo sargento aviador Raul Marcondes,. o primeiro a tocar nas terras ipamerinas e goianas. Seguiu-se o JN 109 de 9 cilindros e 90HP pilotado pelo sargento Giareta. Aterrissaram no campo improvisado, hoje aeroporto de Ipameri. Recebidos festivamente..." (Apontamentos para a História de Ipameri de Joaquim Rosa)

Os interessados na História da Aviação em Goiás deverão conhecer a obra do Professor Leone Porto: A História do Transporte aéreo no Centro-Oeste Brasileiro 1930. Goiânia, Editora UCG)

 

Primeira Telefonia de Goiás

Outubro de 1916 - Tem início nesta cidade o primeiro "Serviço Público de Telefones" do Estado de Goiás, sendo concessionários os Srs. Vicente Marot e Waldemar Leone Ceva. (Fragmentos da História de Ipameri de José Bernardino de Carvalho).

 

Primeiro Mandado de Segurança Impetrado no Brasil

Veja artigo do Jornal O Ipameri de 07-07-1957

 


 

  • Páginas:
  • 1
  • 2