Perfil Econômico

A principal fonte de economia do Município de  Ipameri é o Agronegócio.
Com empresas que implantaram a agricultura mecanizada,  os mais modernos  processos faz com que o Município seja o maior produtor de grãos da Região Sudeste do Estado.
As principais culturas são o algodão, já destacado como um dos melhores do país, soja, milho,  e eucalipto.
Apresenta uma diversidade de culturas que se desenvolvem muito bem na região tais como a batata, tomate, sorgo, alho, e o girassol.
Com mais de 300 mil hectares de área plantada e uma crescente área de irrigação, fica entre os dez primeiros municípios goianos em área irrigada.
Em razão de sua localização privilegiada no Brasil Central,  foi considerada  a 12ª Economia competitiva do Estado de Goiás com um PIB agropecuário que ultrapassa o limite dos U$ 200 milhões de dólares.
Outra grande fonte da economia do Município é a bovinocultura com aproximadamente 170  mil cabeças de produção leiteira e corte.
A avicultura com uma produção mês de 700 mil cabeças são um grande destaque no panorama agropecuário.
Expressivo ainda são as Suinocultura e a Piscicultura que desde que despontaram nos últimos anos apresentam índices respeitáveis de crescimento.
Com o  Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) em torno de 0,85, Ipameri apresenta condições favoráveis a um franco  desenvolvimento, especialmente considerando-se atualmente alguns fatores e dentre ele ressalta-se:
- a localização estratégica;
- uma boa infraestrutura sendo interligada aos maiores centros econômicos do Brasil por rodovias pavimentadas e a Ferrovia Centro Atlântica que passa por Ipameri, vai ao Porto de Santos (SP), Tubarão (ES).

Situada a 200 km de Goiânia, 290 km de Brasília, 168 km de Uberlândia e 798 km de São Paulo por rodovias pavimentadas em bom estado de conservação e manutenção.

Tem expressivas empresas já implantadas no Município:
_ Caramuru Alimentos
_ Caramuru - Beneficiamento e Biodisel
_ Algodoeira e Biodísel California
_ Brasil Verde - Reflorestamento
_ Destilaria LASA (Lago Azul) Setor de Etanol, açúcar, esmagamento, produção e refinaria de óleo;
_ Cerâmica “Boa Nova” produção de peças ornamentais em cerâmica com distribuição para as maiores redes de lojas do país.
_ Laticínios – Carvalho e MM
- Principais agências Bancárias
- Sistema de telefonia fixa e móvel, excelente Internet de alta velocidade;
- Univesidade Estadual de Goiás com destaque Nacional para o Curso de Agronomia e uma Unidade da PUC –GO
- SENAC com Cursos Profissionalizantes e preparatórios de mão de obra;
- Entidades Sociais renomadas de mais de 40 anos de serviço elevando a condição da população  a um baixo índice de pobreza e índice relativamente baixo também  de delinqüência infanto juvenil;
- História e Cultura de pioneirismo no Estado de Goiás ressaltam Ipameri com seus 141 anos de emancipação político-administrativa como diferenciada, sendo chamada de “ Sala de Visitas” e “Berço Cultural de Goiás”.