Instituições

  • Páginas:
  • 1
  • 2

Instituto de Cultura "Romão Edreira"

Inaugurado em 10 de abril de 2010, o seu fundador e proprietário da bela casa que o abriga, Luiz Fernando Cosac (Nando Cosac) reuniu toda sociedade ipamerina amante da arte e da cultura, numa noite inesquecível.

Nesta oportunidade foi lançado in memoriam a obra Beijo na Flor do Escritor e Médico Dr. Leonardo Cristino.editado pela família, tendo à frente da iniciativa a filha do escritor, a artista plástica e jornalista Vânia Lucia Cristino.
Ainda nesta oportunidade Nando Cosac cedeu oportunidade à criação oficial e assinaturas da Ata de Fundação da Academia de Letras, Artes e Ciências de Ipameri, tendo como iniciativa os esforços de vários artistas e escritores ipamerinos e amigos como o Secretário de Cultura de Urutaí Ubiratan Galli, e os escritores goianos já consagrados e integrantes da Academia Goiana de Letras, Geraldo Coelho e Ubirajara Galli, todos presentes ao evento.

O Instituto de Cultura Romão Edreira é um verdadeiro Museu, reunindo preciosidades em todo o acervo de seu mobiliário e objetos de decoração.

Bem merece o apoio do Poder Público de todas as esferas, bem como o apoio irrestrito de todos os ipamerinos, considerando a relevância do seu acervo histórico e o idealismo de Nando Cosac que disponibiliza o Instituto para eventos artísticos e culturais.

Sala de Exposição da 23ª Cia. E CMB (Museu)

Inaugurado em 2007 nas dependências da 23a Cia. E CMB com recursos advindos da Caixa Econômica Federal. O Museu Militar reune em seu acervo e com o apoio de doações feitas pela população, documentos históricos da cidade em relação a vinda do 6º batalhão de Caçadores, depois mostra sua participação na Segunda Guerra, sua saída de Ipameri e a chegada do 41 Batalhão Motorizado, o deslocamento de seus integrantes para Angola e finalmente mostrando a trajetória da 23 Cia. E CMB. Local de visita obrigatória pelo seu valor histórico e pela forma criteriosa com a qual o mesmo foi implantado.

 

Biblioteca Pública Municipal João Veiga

Criada em 1952 pelo então Prefeito David Cosac, a Biblioteca mudou de nome e do acervo existente, nada tendo sido aproveitado, a administração do ex-Prefeito Wilson Sugai em sancionando o Projeto de Lei da então Vereadora Beth Costa, restaurou o prédio da antiga Estação Ferroviária, ali, pela mesma Vereadora, sendo criado o Centro de Tradições e Cultura, sediando a Biblioteca e a Casa do Artesão. No mandado seguinte, da ex-Prefeita Lamis Cosac este Centro recebeu todo o apoio e o impulso ao seu desenvolvimento. Assumindo a Prefeitura em 2005 o Prefeito Jânio Carneiro investiu na Biblioteca que hoje está quase toda informatizada. A Secretária de Cultura promoveu durante os 4 anos a Campanha Nacional do Livro, tendo recebido neste período, gratuitamente mais de 6 mil obras. Isto significa que o acervo teve um crescimento em torno de 40%. Atende a toda população com Salas de Leitura e Pesquisa além da Seção de Empréstimos. Um terminal de Internet também foi a última conquista, para atender as necessidades dos usuários.

 

Banda Municipal Maestro "João Pirahy"

Implantada pela primeira vez em 1993 pela Prefeitura de Ipameri, mandato da Prefeita Lamis Cosac, através da Secretaria de Cultura. Em Convênio com a Fundação Banco do Brasil e aquisição com recursos próprios teve início as atividades da Banda Municipal, com curto prazo de duração. O mandato seguinte extinguiu a Banda que assim ficou até 2005, na administração de Jânio Carneiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Como os instrumentos que restaram estavam em péssimas condições, a Secretária Beth Costa, através de contatos com a Agepel, chegou à Funarte e com um novo Convênio, a Banda renasceu com os novos instrumentos. Com um variado repertório, a Banda se apresentou até Setembro de 2008, quando o Prefeito ao término do mandato desfez o grupo musical e suas atividades.

 

Coral Municipal "Vozes de Ipameri"

Da mesma forma e época como ocorreu com a Banda, foi implantado em 1993 e se extinguiu também na mesma época. Depois de 8 anos, em 2005 através da Secretaria de Cultura e Turismo, o Coral retomou suas atividades. Ao término do mandato 2005/2008, o Prefeito encerrou suas atividades.

 

 

Associação Cultural Entre-Rios

Criada em 2002 por Patrícia Guimarães e Padre Elmar Sahuer. Prestou relevantes serviços à área cultural de Ipameri através de eventos, promoções, divulgações. Atualmente a Presidência está com Beth Costa, com uma Diretoria formada pelo Sr. Adolvando Carlos Alarcão, Sílvio Augusto Caldas, Coronel Joaquim Baptista Serrazes e sua esposa Eliane Andrade Serrazes, Mirna Cristina, Lânia Aparecida França, Ramón Henrique Edreira Neves, José Bernardino da Costa (Prof. Zuzu) Solni Inácio Silva, Profa. Grace Helena Ceva, Luiz Fernando Cosac, Patrícia Guimarães, Magda Vaz, Ana Paula Vaz da Costa, Luiz Alberto Costa, Elson Gonçalves, Minéia Máximo de Almeida, Professora Sueda Gebrin, Marcos Di Paiva, dentre outros que compõe o Conselho Deliberativo e a Assembléia Geral. Nesta gestão a Associação já realizou a assinatura de um Contrato de Comodatodo prédio sede (à esquerda), com os remanescentes da Diretoria da Associação dos Operários Ipamerinos, por 10 anos, podendo ser prorrogado o prazo se houver interesse de ambas as partes. Com grande animação os componentes da Associação plenejam sua reforma para sediar e promover eventos artísticos culturais.

Companhia de Ballet "Farley Matos"
(Escola de Ballet)

Nasceu em Ipameri em 10 de maio de 1988.  Hoje aos 23 anos Farley Mattos é considerado “ O mais jovem professor de Ballet Clássico do Brasil”. Sendo o único em nossa região com Drt 2363/GO. Formado em Dança pela Academia Fermata de Música e Dança de Caldas Novas - Go.  Há quase 8 anos ,é o fundador e Diretor da Cia. de Ballet Farley Mattos, é Professor de Ballet Clássico e outros.  Seu trabalho é conhecido nacionalmente, através do qual tem levado sua arte em muitas cidades do Brasil.       
Já conquistou vários prêmios em festivais nacionais de dança. Atualmente mantém duas academias: sua Matriz em Ipameri-Go desde Junho de 2004 onde hoje tem uma media de 300 crianças, adolescentes e pais de alunos fazendo aulas de dança e artes marciais e a filiar em Caldas Novas  desde maio de 2009 Farley Mattos tem alunas aprovadas para a Cia. Internacional Ballet..         

Cia de Ballet Farley Mattos Arte e Dança com Excelência.

 

 

 

Rise Studio Ballet

Aguardando material

Contamos com a participação de todos. Eventuais omissões cometidas foi por desconhecimento. Solicitamos o favor nos comunicar outras agremiações e núcleos de atividades voltadas para arte e a cultura.

Créditos: Fotos do Acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; do Acervo Familia Luiz Otelo Costa

  • Páginas:
  • 1
  • 2