Escritores e Poetas (Página 5)

Em todas as épocas Ipameri apresenta grandes escritores, poetas e jornalistas. Não poderíamos aqui deixar de levantar o nome de quantos nos é possível relacionar. Caso tenha nos escapado em nossa pesquisa algum nome, por favor entre em contato conosco.

 

Cláudia Estrela Porto

Claudia Estrela Porto, nasceu em Ipameri, filha de Chafic Vieira Porto e Cely Estrela Porto, como todos nós, fez seus estudos iniciais em Ipameri e depois foi para Brasília onde passou a residir e estudar.
Atualmente ela é vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Univesidade de Brasília, pela qual se graduou em 1984. Residiu em Paris de 1989 a 1993. (Veja mais informações biográficas no link DESTAQUES deste site.

Obras:

Organizou com Gérard Monnier o livro “Brasília – L ´épanouissement d ´une capitale (Paris, Èditions Picard, 2006
Co-autora do livro Oscar Niemeyer na Itália, ou lembranças do arquiteto na terra dos Doges -Brasília, Embaixada da Itália, 2007
Sérgio Parada – Aeroporto Internacional de Brasília - Editora C4, São Paulo, 2008
Renascimento – memórias de uma bem humorada acompanhante de um transplantado – Editora: Fonte Gráfica GO – 1ª Edição – 2008
India e Butão os caminhos que percorri – ARP Editora – Brasília – 1ª Edição – 2010

Ulysses Rocha Filho

Nascido em Ipameri em 23 de Julho de 1962. Filho de Ulisses Rocha e Almezinda de Oliveira Rocha.
Estudou nos colégios de Ipameri e trabalhou no Cartório de Registro de Imóveis como Escrevente e foi professor da rede estadual de Goiás, no Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini de 1984 a 1996 e co-fundador da Escola Municipal da Escola Municipal Godofredo Perfeito entre 1989 e 1994.
Saiu de Ipameri para os estudos superiores e atualmente é Professor Universitário da UFG unidade Catalão, Goiás.

Obra

Fios Desencapados (Poesias) - Editora e Gráfica Modelo – Catalão – Goiás – 1ª Edição - 2009 

 

 

 

Karine Peixoto

Data Nascida em Ipameri em  9 de junho de 1979 e faleceu em Goiania.
Filha de  Augustinho Rodrigues Moreira.e Dilda Rodrigues Moreira.
Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás – Goiânia e exerceu as funções de Redadora e Revisora junto à referida Universidade.
Estudou nos colégios de Ipameri, trabalhou com o Bispo da Diocese, D. Guilherme e fazia parte do coro do Ministério de Música da Paróquia de Ipameri. Desde cedo muito sensível e bem dotada para as artes e letras. Cantou no Ministério de Música da Paróquia de Ipameri.

Obras

Janelas de Safo  (Antologia Poética) Gráfica e Editora América – Goiania – Junho 2010
Antologia Poética dos Escritores Ipamerinos 1995 Gráfica e Editora Kelps

Elson Gonçalves dos Santos

Nasceu em 11 de julho de 1947 na Fazenda Posse Vargem Grande, sendo  registrado em Urutaí que ainda pertencia ao Município de Ipameri.
Filho de Sebastião Gonçalves dos Santos e Adelina Gonçalves de Jesus. Ferriviário aposentado apresenta o seu primeiro livro ao público em 2011.
Viveu em Inajá até 1977, quando veio para Ipameri. Fez seus estudos iniciais e encerrou a vida Escolar na Escola Técnica d Comércio de Ipameri.

Obra

O Último Elo – 1ª Edição – Julho - 2011

 

 

   

Jornalistas

 

Vânia Cristina Cristino

Vânia Cristina Cristino, filha de Leonardo Cristino Sobrinho e Lúcia Vânia de Oliveira Cristino, nasceu no Rio de Janeiro em 1958. Foi criada em Ipameri, onde estudou e morou até os 17 anos. Mudou para Goiânia. Lá formou em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) indo, em seguida, para Brasília, onde reside. Na capital federal trabalhou em diversos jornais como o Correio Braziliense, Jornal do Brasil, O Globo e O Estado de São Paulo. Atualmente trabalha como repórter na área de Economia do Correio Brasiliense.

 

 

 

 

Leila Gebrim Kosac

 

(Aguardando material)