Escritores e Poetas (Página 4)

Em todas as épocas Ipameri apresenta grandes escritores, poetas e jornalistas. Não poderíamos aqui deixar de levantar o nome de quantos nos é possível relacionar. Caso tenha nos escapado em nossa pesquisa algum nome, por favor entre em contato conosco.

 

Amarito Lenza

Amaro Vieira Lenza, nasceu em Catalão-Go em 1928, descendente de italianos. Neste mesmo ano mudaram para uma chácara em Ipameri. Em 1931 deixou as lides com a terra e mudou para Ipameri onde fez seus estudos iniciais.

Casou- secom Beni e teve 7 filhos. Aos 79 anos escreve seu livro de memórias, prefaciado por José Bernardino da Costa, o Professor Zuzu, seu grande amigo e companheiro desde a infância.

 

Obras

Barganha - 2007

 

 

Geraldo Correia Barbosa

Nasceu na zona rural de Ipamer-Go no dia 12 de junho de 1938. Filho de Joaquim Correia Barbosa e Sancha Bernardes Leite. Faz em Pires do Rio seus estudos iniciais. Habilita-se em teologia no Seminário Maior Redentorista em Tietê-SP. Graduou-se em Ciências e Letras. Ordenou-se sacerdote aos 25 anos e depois afastou-se do clero. Funcionário Público Federal aposentado, reside em Potim-SP. Membro da Academia Piresina de Letras e Artes.

(Texto extraído do Dicionário do Escritor Goiano de José Mendonça Teles)

Obras

Manga com Sal, romance autobiográfico. Brasília-DF, Editora SER, 1994.

 

 

 

Eduardo Ramos Jordão

Nasceu em Ipameri-Go em outubro de 1945. Filho de Jarbas Ramos Jordão e Maria Ferreira Jordão. Fez seus estudos iniciais em Ipameri e depois em Goiânia-Go. Formou-se em filosofia pela Universidade Católica de Goiás. Fez vários ensaios jornalísticos, destacando-se A ascensão do Planalto Central, encrte do extinto jornal Top News e Goiânia Global e para o jornal O Popular. Foi o introdutor dos concursos de poesia falada no Estado de Goiás. Artista plástico e publicitário.

(Texto extraído em parte do Dicionário do Escritor Goiano de José Mendonça Teles).

Obras

Contos para ler de pé: Edição do autor, 1963;
Delírio das massas, contos, Goiânia: Edição do Autor, 1963.
Os caminhos do absurdo ou o triunfo da estupidez, contos. Goiânia: Impressões Hippies, 1972.
A manequim de nariz solitário, teatro. Goiânia, Edição Prêmio, 1984;
A importância do ladrão na sociedade de consumo, ensaio. Goiânia: Edição Pr~emio, 1986.
Ultraleve, poesia, Goiania, Grafica O Popular, 1991.
Terra II: astronave do sonho, contos, Goiânia: Editora Oriente.

 

Tauny Mendes

Nasceu em Ipameri-Go no dia 22 de abril de 1942. Filho de Herothides Mendes e Gleuza Silva Mendes. Fez os estudos iniciais em Anápolis e posteriormente em Goiânia. Formou-se em Letras Modernas pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão e História pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis. Ingressa no movimento cultural anapolino atuando em peças teatrais em 1971. Membro da comissão organizadora do Museu Histórico de Anápolis, pertence à Associação Goiana de Imprensa, Academia Anapolina de Letras e ARtes, União Literária Anapolina.

(Texto extraído do Dicionário do Escritor Goiano de José Mendonça Teles.)

Obras

O Encantado Balet Bolshoi. Anápolis: Edição do Lar da Criança Humberto de Campos"

 

Cleuton Corrêa de Souza

Nasceu em Cavalheiro, município de Ipameri-Go em 9 de agosto de 1964. Filho de Pedro José de Souza e Petronília Corrêa de Souza. FEz seus estudos iniciais em Pires do Rio e posteriormente foi para Goiânia. Formou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás. Pastor Evangélico. Membro da Academia Piresina de Letras e Artes.

 

Obras

Intimidade com Deus - Editora GEP, 1995.

 

 

Sílvia Cristina Gratão e Elvira A. Gratão

 

Obras

Em Busca de Mim mesma, Porangatu To, Editora Valadares, 1999.

Extensão de Mim, Porangatu-To, Editora Valadares,2000.(Em parceria com sua mãe Elvira Almeida Gratão)

 

 

 

Amália Carneiro

Nasceu em Ipameri-Go. filha de Alberto Carneiro e Luduvina Silva Carneiro. Advogada, procuradora, professora, ex-funcionária do INSS. Escreveu as memórias da família paterna e materna, legando importantes informações para a história do povo ipamerino.

Obras

Os descendentes de Emídio José Carneiro, memórias, Catalão, Gráfica e Editora Modelo, 2008.

Os Desdendentes de Joaquim Justino da Silva e Laura Augusta da Silva, memórias, Catalão, Gráfica e Editora Modelo, 2008.

 

 

 

Sidimar Silva

Nasceu em Ipameri-Go em 23 de novembro de 1963, filha de Aparecido José da Silva e Edith Silva. Formada em Letras e Mestre em Literatura Brasileira, Sidimar atuou na área de Educação e dedicou-se aos seus estudos, a partir de onde surge a sua promissora carreira de escritora.

Obras

A Poeticidade na Obra de Drummond - pesquisa, Goiânia: Editora Kelps, 2007.

 

 

 

Aguardando foto

Jarbas Valadares Rodrigues

Nasceu em Ipameri-Go em 1943. Filho de Jarbas Valadares Santana e Nilza Rodrigues Santana. Graduado em Medicina da Universidae Federal de Goiás. Faleceu em Goiânia - Go.

Obras

O Estranho

 

 

 

Aguardando foto

Miguel Sahid Daher

Nasceu em Ipameri-Go no dia 13 de abril de 1918. Era comerciante pioneiro em Goiânia onde faleceu em 8 de setembro de 2002.

(Extraído do Dicionário do Escritor Goiano - José Mendonça Teles)

 

Obras

Cheik-Taba três Famílias - pesquisa. Goiânia: Editora Kelps, 1999.

 

 

   

Créditos: Fotos do Acervo da Família Luiz Otelo Costa.