Escritores e Poetas (Página 3)

Em todas as épocas Ipameri apresenta grandes escritores, poetas e jornalistas. Não poderíamos aqui deixar de levantar o nome de quantos nos é possível relacionar. Caso tenha nos escapado em nossa pesquisa algum nome, por favor entre em contato conosco.

 

Maria Edreira Neves

Nasceu em Ipameri-Go em 18 de Janeiro de 1921. Filha de Ramón Edreira Seara (Romão) e Ermínia Martins Edreira. Artista Plástica, professora, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Ipameri, tendo sido reeleita por três legislaturas. Fundadora da Sociedade de Assistência à Criança, também realizou inúmeras exposições de suas telas, tanto em Ipameri quanto em diversas localidades. Exemplo de dinamismo e da mulher moderna, editou aos 87 anos o seu livro, estando também promovendo palestras no Rotary Clube da cidade.

 

Obras

Relicário de Lembranças e Saudades, memórias - Catalão: Gráfica Modelo, 2008.

 

Margarida Fernandes Horbylon

Nasceu em Uberlândia-MG, em 10 de novembro de 1933, filha de Alfredo Julio Fernandes e Bercholina Fernandes. Reside em Ipameri há quase 50 anos, onde desde que chegou presta inestimáveis serviços na área social. Espírita Cristã, de berço. Construiu o Abrigo Alfredo Julio para idosos e inválidos sem família e também a Associação Adelino de Carvalho com seus diversos departamentos, dos quais se destaca a Cerâmica Boa Nova. Foi a Pioneira com o trabalho com Meninos de Rua. Fez parte da equipe Unicef-SAS-FUNABEN e participou do primeiro Criança Esperança encampado pela Rede Globo. A Obra por ela criada foi apontada pelo New York Times como uma das 5 obras modelo para a América latina, em atendimento à menoridade. Escreveu apenas um livro que está na sua segunda edição. Nele relata fatos reais de suas primeiras experiências com a dor e as privações do próximo, que a levariam a exemplar jornada de vida que sempre teve.

Obras

Marcas de Amor - Arguari: Editora Lírio Editorial, 1997.

Marcas de Amor 2ª Edição Araguari: Editora Lírio Editorial

 

 

Edson de Oliveira (Dom Zé)

Nasceu em Ipameri-Go em 9 de outubro de 1953, filho de Maura Maria Lenza de Oliveira e Oliveiro Felipe de Oliveira. Publicou diversos poemas em jornais e participou de concursos, tendo ganhado prêmios expressivos com seus trabalhos. Foi homenageado na sede pela Academia Urutaína de Artes e Letras, pela premiação em Concurso Regional de Poesia.

Obras

Derrama de Vida - poemas, Ipameri: Damak 1986.

Marco Antonio de C. de Paiva

Nasceu em Ipameri-Go em 22 de abril de 1969, filho de Paulo Carneiro de Paiva e Dalva de Sousa Paiva. Está em vias de publicar uma nova obra infanto-juvenil, área com a qual mais se afiniza. Sua primeira obra foi lançada em evento no Jóquei Clube em 2005. É profissional da área de informática.

Obras

O Gato Unha, literatura infanto-juvenil - Ipameri: Via Digital - 2005.

Jaime no País dos Bits - obra didática infanto-juvenil - 2010

 

 

Wellington Sugai

Nasceu em Ipameri em 17 de novembro de 1943. Filho de Paulo Kiyoshi Sugai e Lúcia Ribeiro Guimarães Sugai. Formou-se em Engenharia de Telecomunicações na Universidade de Brasília. Mudou-se novamente para Ipameri onde exerce atividades ligadas à comunidades religiosas católicas.

 

Obras

Existe uma Verdade - Estudos religiosos - Brasília: Editora Inconfidência, 2000.
Existe uma Verdade - 2ª Edição, 2007.

 

Benito Vieira Lenza (Oto Lenza)

Nasceu em Ipameri-Go em 8 de agosto de 1933, filho de Antonio Cosmo Lenza e Olga Leite Lenza. Tem poemas publicados em jornais e participou de diversos concursos literários.

Obras

Gota de Amor - poemas, Catalão: Gráfica Modelo, 2004.

O Mar e a Flor - poemas, Catalão:Gráfica Modelo, 2006.

 

 

Elma Maria Mendes Paranhos

Nasceu em Ipameri-Go, no dia 12 de dezembro de 1943, filha de Mário da Costa Mendes e Maria da Conceição Mendes. Fez seus estudos em estabelecimentos de ensinos em diversas cidades do Estado, concluindo o Técnico de Contabilidade em Inhumas. Colunista de jornais O Goianão e Voz dos Acadêmicos. Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico e Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas. Obteve premiações nacionais em concursos de poesias.

Obras

Momentos, poemas, Goiânia, Editora Kelps, 2005.

 

 

 

Yêda Schmaltz

Ieda Oscarlina Schmaltz nasceu em Tigipió-PE no dia 8 de novembro de 1941. Filha de Wilfrido Schmaltz e Maria de lourdes Cristino Schmaltz. Recém nascida veio para Goiás residir em Ipameri, terra do seu pai. É neta do poeta Demóstenes Cristino um dos iniciadores do modernismo em Goiás. Fez parte da fundação do GEN (Grupo de Escritores Novos). Bacharel em Direito e Letras Vernáculas. Foi Diretora do Instituto Goiano do Livro e professora do Departamento de Letras da UCG. Recebeu vários prêmios de nível nacional. Faleceu em São Paulo no dia 10 de maio de 2003, onde seu corpo foi cremado. Posteriormente suas cinzasexpostas em urna foram veladas na sede da Câmara Municipal de Ipameri e depois foram depositadas no jazigo da família, nesta mesma cidade.

Obras

Caminhos de Mim, Goiânia, Editora ETG, 1964.
Tempo de Semear, Goiânia, Editora Cerne, 1969.
Secreta Ária, Goiânia Liv.Cult. Goiana, 1973.
O Peixenauta, Goiânia, Editora Oriente 1975.
Baco e Anas Brasil, Goiânia Editora Achiamé, 1985.
A Ti, Áthis, Secretaria de Cultura, Goiânia, 1988.
Miserere, Goiãnia, Editora Antares, 1980.
A forma do coração, Goiânia, Editora Cerne, 1990.
Amigos Seletos, UBE-Go, Goiânia Editora Kelps, 1991.
Rayon, Goiânia Fundação Pedro Ludovico, 1997.
A Noiva das àguas - Obra póstuma

 

Enedina Oliveira

Enedina Oliveira e Silva nasceu no Município de Goiandira-Go e mudou-se para Ipameri quando se casou pela segunda vez. Poeta de sensibilidade, deixou inúmeras obras inéditas. Teve quatro filhos. Foi Professora, Coordenadora Escolar, Vereadora e Secretária Municipal de Promoção Social.

Faleceu aos 41 anos de idade acometida de infarto, deixando uma lacuna na cidade que a aclamava como possível candidata a Prefeita.

Obras

Músicas do Tempo, poemas, parceria com Beth Costa - Catalão: Gráfica Modelo 1993.

 

 

 

Maria Terezinha Troncha Farah

Nasceu em Ipameri-Go, foi comerciante, empresária e dedicava suas horas vagas à cantar, escrever e pintar. Criou um conjunto musical que apresentava em festas, onde muitas vezes ela era a vocalista. Faleceu em Ipameri em 2008.

Obras

Partes de Mim - Goiânia: Editora Kelps 1996.

Partes de Mim - 2ª edição atualizada - Goiânia: Editora Kelps, 2005.