Escritores e Poetas (Página 2)

Em todas as épocas Ipameri apresenta grandes escritores, poetas e jornalistas. Não poderíamos aqui deixar de levantar o nome de quantos nos é possível relacionar. Caso tenha nos escapado em nossa pesquisa algum nome, por favor entre em contato conosco.

 

Leone Porto

Newton Marcos Leone Porto nasceu em Ipameri-Go. Filho de Newton Porto e Lígia Ceva Porto. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás, foi titulado Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Foi rádio-telegrafista da Força Aérea na Amazônia, trabalhou nos aeroportos de Manaus e de Goiânia. Foi instrutor de teoria nos cursos de piloto de avião nos Aeroclubes do Amazonas, Brasília e Goiás.

Atualmente é professor de Ciências Aeronáuticas na UCG - Goiania-Go.

 

Obras

Bunel, uma tragédia na Amazônia - União Brasileira dos Escritores do Amazonas: 1982

História do Transporte Aéreo no Centro-Oeste Brasileiro 1930-1960 - Goiânia: Editora UCG 2005.

 

Marcos Quinan

Noemi Marcos Quinan nasceu em Ipameri-Go em 1954. Poeta, compositor, artista plástico, descrevem:"Caipira pós-moderno, Quinan tem na pele uma colcha de retalhos do chão vivido em 54 anos de estrada — os primeiros 18 anos em Ipameri; 11 em Goiânia, um em Porto Alegre, outro no Rio e 23 anos em Belém do Pará. Sensibilidade, intuição, criatividade e muita pesquisa de linguagem, história e fatos pitorescos da vida do homem simples revelam-no mais que um sertanista. ‘‘Sou um autodidata que escolheu aprender o Brasil’’, confessa. Além de seus livros e pinturas já apresentados neste site, Marcos é ainda compositor de instrumentista do oitavo CD. Sempre brihante e inovador em suas composições musicais, como em toda sua vida de artista.

Obras

Sertão de São Marcos - Brasília: Letraviva, 2000.
Sertão D´Agua - Brasília: Projecto Ed. 2001
Sertão do Reino - Brasília: Projecto Ed. 2002.
Oração de Floresta e Rio - Brasília: Projecto Ed. 2003.
O Povo do Belomonte - Brasília: Projecto Ed. 2004.
Jeito de Sentidor - São Paulo: Editora Scortecci - 2005.
Entreatos -
Vaqueiro Marajoara -

 

Beth Costa

Maria Elizabeth Costa nasceu em Ipameri - Go no dia 5 de fevereiro de 1952, filha de Luiz Otelo Costa e Maria Afiune Costa. Foi Secretária de Cultura por duas vezes no Município, Vereadora por um mandato, Presidente da Câmara e Relatora da Lei Orgãnica do Município em 1990. Atual Presidente da Associação Cultural Entre-Rios.

Escreveu artigos para diversos jornais da cidade e da Região. Foi premiada em vários concursos literários.

Alguns dados extraídos do Dicionário do Escritor Goiano de José Mendonça Teles.

Obras

Fragmentos - poemas, Ipameri: Artesanal, 1982.
Roda Vida - poemas, Ipameri, Gráfica Damak, 1984.
O Vendedor de Poesias - poemas. Goiânia -Go: Editora Kelps, 1992.
Semeador de Sonhos - poemas - Goiânia: Editora Kelps, 1994.
Músicas do Tempo - poemas em parceria com Enedina de Oliveira. Catalão: Gráfica Modelo.

Angélica Torres Lima

Maria Angélica Torres Lima nasceu em Ipameri-Go, em 1952. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB) e Direção e Cenografia em Artes Cênicas, na Fefieg (atual Unirio). Formou-se em Comunicação pela UnB e especializou-se em edição de livros e periódicos pela Universidade de Wisconsin (EUA). Atualmente exerce a profissão de Jornalista em Brasília.

Obras

Sindicado de Estudantes, Brasília, 1986;
Solares, poemas,Brasília, 1988;
Koikwa, Um Buraco no Céu, Brasília, 1999, Editora UnB;
Paleolírica, 2000
O Poema quer ser Útil, Brasília, Editora LGE, 2006.
Luzidianas (Coleção Oi Poema) Brasília, 2010)
Tributo ao Poeta Vol.II (org. Thesaurus Editora, Brasília, 2011

 

 

Grace Helena Daher Ceva Faria

Nasceu em Ipameri-Go em 1940. Filha de César Augusto Ceva e Rafa Daher Ceva. Professora de Medicina Social e Biologia e Biologia da Universidade Federl de Goiás. Atualmente aposentada reside em sua terra natal. Membro diretor da Associação Cultural Entre-Rios de Ipameri.

(Parte do texto extraído do Dicionário do Escritor Goiano de José Mendonça Teles)

 

Obras

Estudo de sobrevivência da tábua de vida; Sobrevivência ao bloqueio aurículo ventricular total de etiologia chagásica, tese de mestrado.

 

Ramón Henrique Edreira Neves

Nasceu em Ipameri-Go no dia 16 de abril de 1941. Filho de Nilson Neves e Maria Edreira Neves. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília. Foi pós graduado em Especialização de Tecnologia Educacional. Depois tornou-se professor de Desenho, Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas na UnB DF. Fez várias viagens para o exterior, aprimorando seus conhecimentos. Foi quem estruturou e a partir daí, fundou em Ipameri, liderando uma equipe voluntária dotada de várias competências, a Universidade Estadual de Goiás (UEG)-grande sonho de todo ipamerino.Artista plástico, professor, arquiteto, urbanista e escritor, Ramón Henrique retornou à Ipameri aqui se radicando e sempre somando colaboração e contribuição com a comunidade.

Obras

Cartas Ao Vento - memórias, Catalão: Gráfica Modelo 2006

Município: Visões de um cidadão - pesquisa, Catalão: Gráfica Modelo, 2006.

 

 

Helton Perillo Ferreira Leite

Nasceu em Ipameri no dia 10 de outubro de 1950. Filho de Nilton Ferreira Leite e Maria Hellê Perillo Leite. Morou no Rio de Janeiro por 9 anos onde iniciou o Curso de Engenharia Civil Na PUC. No Rio praticou alpinismo, tema central de sua obra lançada neste ano. Mais tarde em Goiânia formou-se em Agronomia pela UFG. Como funcionário do Banco do Brasil morou em diversas cidades e estados, residindo hoje em Lorena SP onde é produtor rural e consultor de agronomia.
Para ler mais: www.webng.com/itatiaia

Obras

Planalto do Itatiaia - esporte, meio ambiente, memórias. Editora Montanhar RJ, 2008

 

 

Dorys Daher

Nasceu em Ipameri, Go. no dia 2 de fevereiro de 1958. Filha de Morched Daher e Nazira Cosac Daher. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós graduada pela mesma Universidade.
Site:www.dgarquitetura.com.br

Obras

Cimento, Batom e Pérolas. Quem tem medo do Arquiteto? Arquitetura. Editora 7 Letras, Rio de Janeiro, 2008.

 

 

 

Lupércio Mundim

Péricles Lupércio Cavalcanti Mundim, filho de José Cavalcanti Mundim e Geralda Costa Mundim, nasceu em Taubaté -SP e veio recém-nascido para Ipameri onde viveu sua infância Mudando-se com a família para Goiânia, fez o curso de Direito e foi funcionário do SENAC-GO até aposentar-se. Fez inúmeras viagens ao exterior e de tudo quanto viu de belo, não se esqueceu de suas lembranças de infância. Recebeu o Título Honorário de Cidadão Ipamerino, tendo recebido a honraria com grande satisfação, porque sempre se considerou da terra. Mantém vários sites de serviços, cultura, turismo.
Site: www.mundim.net

Obras

Os Telhados de Ipameri - Edição Virtual Premiada
Os Telhados de Ipameri - Edição física - Editora AVBL, São Paulo, 2009

 

 

 

Devani de Morais Júnior

Nasceu em Ipameri onde fez seus primeiros estudos. Graduado em Administração e Especialista em Logística Empresarial. Docente como professor em Logística e Blocos Econômicos pela Faculdade de Tecnologia Internacional (FATEC) na Volkswagen Audi do Brasil desde 1998. (Aguardando outras informações do autor)

Obras

 Blocos Econômicos, Comércio Internacional. Editora IBPEX, Curitiba -PR, 2005 (Em parceria com Rodrigo Freitas de Souza)
Transportes e Modais - Editora Gráfica OPET 1ª Edição, Curitiba, 2008