Escritores e Poetas

Em todas as épocas Ipameri apresenta grandes escritores, poetas e jornalistas. Não poderíamos aqui deixar de levantar o nome de quantos nos é possível relacionar. Caso tenha nos escapado em nossa pesquisa algum nome, por favor entre em contato conosco.

 

Demóstenes Cristino

Nasceu em Caratinga, na Fazenda Caju - MG, no dia 14 de julho de 1884. Filho de José Cristino da Silveira e de Leonarda Cristino. Formou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora -MG. Em 1926 fixa residência em Ipameri - Go. É Patrono da nª Cadeira 30 da Academia Goiana de Letras. Faleceu em Ipameri em 18 de abril de 1962. (Dicionário do Escritor Goiano - José Mendonça Teles)

Foto feita extraída por nós do Jornal O Ipameri final da década de 20.Caso alguém disponibilize uma foto melhor, agradecemos que nos envie.

Obras

Musa Bravia - 1947.

Musa Bravia - 2ª Edição - 2007.

 

Joaquim Rosa

Nasceu em Ipameri - Go, no dia 19 de abril de 1901. Filho de Irineu Rosa e Diolinda Rosa. Um dos Fundadores do jornal Ipameri. Articulista combativo, escritor e farmacêutico. Após sua morte sua família doou ao escritor José Mendonça Teles os seguintes originais, inéditos: O Mundo de Zé Félix; Coisas e Crônicas do Araguaia; Crônicas sem Nome; Crônicas de minha veiêra; Fazer besteira é a melhor coisa da vida; A Literatura goiana no contexto da Literatura Brasileira; Barranqueiros do Araguaia (romance); Cavalo Queimado; Crônicas da Roça; Ìndices Remissivos do jornal A Matutina Meiapontense e Informação Goiana. Esse material, José Mendonça Teles repassou ao Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, órgaõ da Sociedade Goiana de Cultura. Faleceu em Goiania no dia 11 de novembro de 1982. (Dicionário do Escritor Goiano - José Mendonça Teles) Acrescentamos aqui a obra inédita: APONTAMENTOS PARA A HISTORIA DE IPAMERI, o maior acervo histórico para pesquisas da antiguidade do Município.

Foto extraída por nós do Jornal O Ipameri final da década de 20.Caso alguém disponibilize uma foto melhor, agradecemos que nos envie.

Obras

Por esse Goiás afora, autobriografia. Goiânia: P.D Araújo e Cultura Goiana - 1974.

De Totó Caiado a Pedro Ludovico, crônicas políticas. Goiânia: Oriente, 1980.

 

José Bernardino de Carvalho

Nasceu em Ipameri-Go em 27 de abril de 1909, filho de Bernardino de Carvalho e Maria Rosa de Carvalho. Foi Secretário Municipal e Tesoureiro da Prefeitura na década de 50. Posteriormente foi Coletor Municipal. Foi um dos fundadores da Associação Operária Ipamerina e foi também Presidente do Grêmio Espírita Paz e Fraternidade. Era um homem probo, leal, generoso e ativo em todas as atividades de interesse coletivo da cidade. Deixou publicado um opúsculo de valor inestimável por ser o único que trás com fidelidade e de forma resumida os principais fatos da História de Ipameri no espaço de um precioso tempo de vida do Município.

Obras

Fragmentos para a História de Ipameri - pesquisa, Ipameri, Gráfica Minerva, 1958.

 

 

 

João Veiga

Nasceu em Pirenópolis - Go, no dia 17 de janeiro de 1918. Filho de Luís José da Veiga e Maria Jacinta da Veiga. Cursou as primeiras letras na Escola Pública de Corumbá - Go, não concluindo o curso, tornou-se um autodidata. Pertencia à União Brasileira de Escritores de Goiás e à Academia Catalana de Letras. Faleceu em Ipameri no dia 24 de novembro de 1987. (Dicionário do Escritor Goiano)

Sua segunda esposa, Professora Wilma Marquez, doou à Secretaria de Cultura de Ipameri os originais da sua primeira obra e também da obra inédita, Ipameri Histórico Volume II que foi publicado por esta Secretaria em 1993. Articulista de diversos jornais do Estado, foi também diretor do Jornal O Ipameri por um grande período.

Foto extraída por nós do "Jornal de Ipameri" de 1987.Caso alguém disponibilize uma foto melhor, agradecemos que nos envie.

Obras

Ipameri Histórico Vol I - São Paulo: Minex, 1968.

Ipameri Histórico Vol II - Goiânia: Editora Kelps - 1993.

 

Edésio Daher

Nasceu em Ipameri - Go, no dia 28 de fevereiro de 1916. Filho de Elias Miguel Daher e Ana Moisés Daher.

Iniciou as primeiras letras em sua terra natal. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Goiás em 1944.

Faleceu em Goiânia.

Foto extraída por nós do Jornal O Ipameri final da década de 20.Caso alguém disponibilize uma foto melhor, agradecemos que nos envie.

Obras

Cruz da Estrada, poemas. Ipameri: Tipografia Brasil Central.

Folhas do meu Outono, poemas, GCL - 1989.

 

José Bernardino da Costa

Nasceu em Ipameri - Go, em 8 de junho de 1924. Filho de José Bernardino da Costa e Anita Vaz. Formado em Letras, exerceu até a sua aposentadoria o magistério, razão pela qual é conhecido como Professor Zuzu. Formado em Letras, viveu alguns anos no exterior aprimorando seus estudos.

(Parte do texto extraído do Dicionário do Escritor Goiano de José Mendonça Teles)

Obras

Composição Escrita,

O Menino e a Arte, Editora Kessler, Caxias do Sul - RS, 1999

Acreditando sempre, o Passado Presente. Goiânia: Editora Kelps, 2004.

 

Leonardo Cristino

Nascido em Poços de Caldas-MG, em 28 de fevereiro de 1924. Veio ainda muito novo para Ipameri com seus pais. Filho do poeta Demóstenes Cristino e Oscarlina Carvalho. Saiu de Ipameri para fazer seus estudos, formou-se em medicina e veio exercer sua profissão em Ipameri. Jornalista com artigos escritos em diversos jornais locais e de outras cidades, criou e manteve durante anos consecutivos a "Minha Tribuna", acervo de crônicas e artigos de qualidade inigualáveis. Casou-se com a Professora Lúcia Vânia e teve uma filha, Vânia Cristina. Seu livro foi editado pela esposa, filha e netos, que presentearam a Literatura brasileira com um de seus livros de crônicas.

Obras

O Livro dos Amores e dos Amigos - Memórias, Goiânia: Editora Kelps, 2006.

Beijo na Flor - Crônicas - Kelps, 2010

(Obras Póstumas)

 

Maurício Gomide Martins

Nasceu em Ipameri-Go em 22.9.1927. Fez estudos básicos em Araraquara, Araguari e Belo Horizonte. Tem formação em Ciências Contábeis e cursos de especialização nas áreas econômica e financeira. Ingressou no Banco do Brasil por concurso em l950, tendo exercido as funções de gerente de diversas agências. Atualmente, tornando-se ambientalista ativo, colabora em diversos agrupamentos da espécie e mantém uma página na internet, “planetafala.blogspot.com”.

Obras

Nas pegadas da Vida -Ensaio Editora Alfa e Omega, 2002.

Agora ou Nunca Mais, romance,

Crônicas Ezkizitas, crônicas

 

 

Reynaldo Barbalho

Nasceu em Ipameri-Go em 5 de novembro de 1944. Cursou Faculdade de Artes Visuais, fez licenciatura em Desenho pela UFG. Durante dois anos residiu nos Estados Unidos estudando artes plásticas. Foi Diretor do Museu de Artes de Goiania e integrou o Grupo dos Escritores Novos - GEN. Participou de várias antologias. Foi membro da União Brasileira dos Escritores de Goiás. Faleceu em Goiânia em 29 de março de 1994.
 
(Extraído do Dicionário do Escritor Goiano - José Mendonça Teles)

Obras

Produto Solar - Poemas

 

 

 

Aguardando foto

Sidiney Pimentel

Nasceu em Ipameri - Go no dia 18 de julho de 1936. Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Anápolis. Foi funcionário do Banco do Brasíl e pertenceu à Associação dos Escritores de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil, além da Academia Anapolina de Letras e Artes.

(Extraído do Dicionário do Escritor Goiano - José Mendonça Teles)

Obras

Terra Molhada - 1974.

O Menino Dourado - 1979.

Páginas Esparsas - 1979.