Boa Nova

 

 

 

 
 
 

 

 

 

A Associação "Adelino de Carvalho" é uma entidade educacional e filantrópica, localizada em Ipameri-GO à rua Gustavo Leyser, 41 (Parque Boa Nova). Em suas variadas atividades atende a crianças e adolescentes carentes de ambos os sexos, proporcionando-lhes meios para suprir suas dificuldades sociais e culturais, através de atividades diversas, promovendo a sua integração na comunidade, beneficiando o aluno diretamente, e a família indiretamente e a comunidade de forma sensível.
Conta com os seguintes Departamentos:

OFICINAS-ESCOLA "BOA NOVA"

Localizada no "Parque Boa Nova", compõe-se de oficinas-escola de cerâmica decorativa produzidas em tornos que passam por setores de decoração tais como entalhe, pintura e acessórios. Os alunos na faixa etária de 14 a 17 anos ficam na Entidade por um período de 4 horas diárias, em horário oposto e complementar ao escolar. A freqüência à Escola é condição básica para participar das Oficinas Boa Nova além do Acompanhamento Escolar que é feito para o melhor aproveitamento do aluno na sua Escola regular.
As oficinas têm como objetivo desenvolver as potencialidades dos seus alunos, proporcionando atividades educacionais, artísticas, esportivas, e de lazer, acompanhamento escolar como forma de prevenir a marginalização e a delinqüência, oportunizando, ainda, formas de iniciação ocupacional, promovendo e acompanhando simultaneamente a vida familiar e a própria família do aluno.

No Projeto os alunos recebem:

• Bolsa pecuniária mensal de iniciação profissional, de acordo com a idade;
• Bolsa escolar anual, para auxílio na aquisição do material escolar;
• Assistência médico-odontológica na própria Entidade, com profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e, fora dela, com o apoio de simpatizantes e voluntários;
• Complementação alimentar com o café da manhã e uma refeição diária, à tarde;
• Recreação e lazer;
• Reuniões, palestras e atividades educacionais;
• Acompanhamento dos alunos, através de contacto com as Escolas de ensino regular e avaliação das notas no boletim escola.

Funciona na Entidade o PET da Prefeitura, desde o ano de 2006, com atividades exclusivas para a infância. Esta atividade é em parceria com as Prefeituras.

O trabalho produzido nas oficinas – cerâmica ornamental e utiliitária são vendidos em redes de lojas no Brasil, em feiras e no varejo, na Loja de Artesanato da "Boa Nova".

A Entidade é Ponto de Cultura da região, vinculada a todas as ações neste sentido com a participação de membros da Casa.

Já recebeu destaque nacional, tendo servido de modelo educacional para incontáveis entidades hoje no Brasil e internacional como "modelo para a América Latina" em atendimento infância, adolescência e juventude.

Entidade Educacional Espírita, fundada pelo grupo do Grêmio Espírita Paz e Fraternidade: Margarida Fernandes Hobylon, Dr. Alenon de Loyola Fleury, Prof. Irene de Souza Fleuri, Siuvalda Gomes Dias, dentre outros.
Em setembro do corrente ano completa seus 45 anos de existência e funcionamento ininterrupto em Ipameri, está atualmente com nova Diretoria, sendo que todos foram formados na própria Entidade e aqueles que a fundaram ainda continuam ligados e atuantes dentro de suas possibilidades.
Conheça mais detalhes visitando http://www.adelino.org.br/