Artistas

Artes Plásticas

 



Iraci Roquette

Nasceu em Ipameri, Goiás.
Foi professora de Língua Portuguesa durante muitos anos, em Catalão - GO e em 1983 mudou-se para Rio Verde - GO, onde em 1989 abriu o "Ateliê Iraci Roquette" para ensinar desenho e pintura. 
É autodidata, mas desde criança revelou acentuada vocação para as artes plásticas e sempre gostou de estudar e pesquisar. É artista catalogada nos“Dicionário de Artes Plásticas de Goiás” de Amaury Menezes, Revista francesa "Univers Des Arts" - Mars '05 nº.67, “Catálogo Anual do Salon des Indépendants - edição 2005” e no “Anuário Brasileiro de Artes Plásticas - Volume IV” . Já realizou exposições em vários países do mundo. Pinta retratos por encomenda, mas sua arte é mais voltada para a Cultura Brasileira. 
Site: www.iraciroquette.com.br

Clique nas fotos para ampliar 


Graça Estrela

Nasceu em Ipameri- Goiás, onde desde a sua adolescência já desenhava.
Sempre gostou de pintar, nas suas horas de folga retratava a sua terra natal , os casarios de Goiás, de Pirenópolis, passando por várias fases : natureza morta, rostos, animais chegando às araras depois de uma visita em 1982 a Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, onde aconteceu o grande encontr. Foi amor a primeira vista, apaixonou pelo colorido forte desta ave e não parou mais. 
A preferência pelo acrílico deu mais rapidez ao seu trabalho.
Começava aí a sua corrida atrás das araras. Fotografou, pesquisou, visitou vários parques, estudou, desenhou e pintou araras de todos os modos, espécies e plumagens. Usou palhas, fez os paredões de argila, pó de granito, cordas, cascas de árvores enfim experimentou todo tipo de texturas até as pedras de Pirinópolis . Em suas telas os ninhos ,os galhos , os troncos mostravam a riqueza do cerrado e o colorido forte de nossa fauna tropical . Expôs seus trabalhos em quase todos os países da Europa, também no Japão e em vários estados e cidades brasileiras. Ganhou vários prêmios de destaque internacional. Em Ipameri- Goiás, sua terra natal , no Vilarejo chamado Vendinha , Graça tem o seu Projeto Arara Canindé, na Fazenda Cachoeira das Moitas, em parceria com o Engº Márcio Estrela. Site da artista:www.gracaestrela.com.br

Clique nas fotos para ampliar 

Nárria Abrahão Basílio

Nascida em Ipameri em 17 de Março, filha de Abrahão Basilio e Farida Daher Basilio. Fez o Curso superior de Artes e durante muitos anos foi professora de Artes como Servidora Estadual. Atualmente tem várias alunas estudando em seu atelier particular. Participou de várias exposições em Ipameri e em outras localidades. Tem um grande acervo de obras.

 

Clique nas fotos para ampliar

 

 


Maria Edreira Neves

Nasceu em Ipameri em 18 de Janeiro de 1921. Filha de Ramón Edreira Seara (Romão) e Ermínia Martins Edreira. Artista Plástica, professora, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Ipameri, tendo sido reeleita por três legislaturas. Fundadora da Sociedade de Assistência à Criança, também realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, tanto em Ipameri quanto em outras localidades. Exemplo de dinamismo e da mulher moderna, editou aos 87 anos o seu livro Relicário de Lembranças e Saudades, promovendo palestras no Rotary Clube e outros espaços sócio-culturais.

 

Clique nas fotos para ampliar 

 


Ramón Henrique Edreira Neves

Nasceu em Ipameri-Go em 16 de abril de 1941. Filho de Nilson Neves e Maria Edreira Neves. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília. Foi pós graduado em Especialização de Tecnologia Educacional. Depois tornou-se professor de Desenho, Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas na UnB DF. Fez várias viagens para o exterior, aprimorando seus conhecimentos. Foi quem estruturou e a partir daí, fundou em Ipameri, liderando uma equipe voluntária dotada de várias competências, a Universidade Estadual de Goiás (UEG)- grande sonho de todo ipamerino.Artista plástico, professor, arquiteto, urbanista e escritor, Ramón Henrique retornou à Ipameri aqui se radicando e sempre somando colaboração e contribuição com a comunidade.
Em 2007 lançou seus dois primeiros livros de outros que virão.

 
Clique nas fotos para ampliar 

Nárria Abrahão Basílio

Nascida em Ipameri em 17 de Março, filha de Abrahão Basilio e Farida Daher Basilio. Fez o Curso superior de Artes e durante muitos anos foi professora de Artes como Servidora Estadual. Atualmente tem várias alunas estudando em seu atelier particular. Participou de várias exposições em Ipameri e em outras localidades. Tem um grande acervo de obras.

 

Clique nas fotos para ampliar

 

 




Lydia Seba Semerene

Nasceu em Ipameri-Go em 1956. Filha de Calixto Semerene e Nasa Seba Semerene. Fez seus estudos iniciais em Ipameri e mudou-se para Brasília. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Mudou-se posteriormente para o Rio de Janeiro-RJ onde frequentou cursos livres de Artes Plásticas no MAM-Rio e no P. Lage.
Fez várias exposições coletivas e outras tantas coletivas. Recebeu em 1991 o 1º Prêmio Marc Bercowitz, Gravura em Metal, na Galeria Contemporânea RJ.
Obras em Acervo: Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro.

 

Clique nas fotos para ampliar 


Marcos Quinan

Nasceu em Ipameri em 1954. Poeta, compositor, artista plástico, descrevem:"Caipira pós-moderno, Quinan tem na pele uma colcha de retalhos do chão vivido em 54 anos de estrada — os primeiros 18 anos em Ipameri; 11 em Goiânia, um em Porto Alegre, outro no Rio e 23 anos em Belém do Pará. Sensibilidade, intuição, criatividade e muita pesquisa de linguagem, história e fatos pitorescos da vida do homem simples revelam-no mais que um sertanista. ‘‘Sou um autodidata que escolheu aprender o Brasil’’, confessa. Além de seus livros e pinturas já apresentados neste site, Marcos é ainda compositor de instrumentista do oitavo CD. Sempre brihante e inovador em suas composições musicais, como em toda sua vida de artista. 
Site: www.festivaisdobrasil.com.br/marcosquinan

Clique nas fotos para ampliar

 


Célia Estrela



Nascida em Ipameri-Go no dia 22 de fevereiro de 1962. Filha de 1962, filha de Chafic Vieira Portoto e Cely Terezinha Estrela Porto. Desde a infância se interessou pela arte, passando por diversas fases até o óleo. No momento, pinta porcelanas, aquarelas, telas (acrílico) e afrescos. Em 1985 freqüentou o Cresça, supervisionada por Glênio Bianchetti, aperfeiçoando a arte do desenho. Em 1991 foi para a Itália (Milão), onde freqüentou o ateliê de Sandro Galli. Possui obras em importantes coleções particulares no Brasil e no exterior com diversas publicações em revistas nacionais e internacionais, como: Vogue, Viver Bem, Casa & Jardim, Casa Claudia e Foco. Com premiações expressivas, participou de várias exposições no Brasil e no exterior.


 


Clique nas fotos para ampliar


Luiz Fernando Cosac

Luiz Fernando Cosac (Nando Cosac) nascido em Ipameri, filho de Seme Cosac e Amélia Edreira Cosac é arquiteto, artista plástico e fundador e Diretor do Instituto de Cultura Romão Edreira de Ipameri.
(Aguardando outras informações para complementar este quadro).

 



Ajudem-nos a apresentar todos os artistas ipamerinos, enviando informações para que possamos fazer contato com os mesmos.

Eventuais informações que se queira acrescentar ou suprimir, favor entrar em contato.



Créditos: Fotos dos artistas e das artes: Algumas foram enviadas pelos mesmos, algumas tiradas de publicações na Internet nas páginas dos próprios artistas e outras do Acervo da Família Luiz Otelo Costa.