COLONIAL

O estilo Colonial foi inserido como uma nova página em Arquitetura.

Embora Ipameri não tenha características de que em alguma época tenha predominado este estilo arquitetônico no perímetro urbano da cidade. Houveram no entanto, várias construções das quais ainda restam duas no centro e que merecem destaque, por conservar suas características principais. Na zona rural é bastante comum e no Município existem casas que se perdem no início do século XX que trazem este estilo. Expomos também aqui, apenas um exemplar da zona rural que é a terceira amostra desta página.


Demolida em 2010. Propriedade da Família Belizária Lourenzo.
Detalhes da construção.


Estilo colonial que já passou por reformas e alguns detalhes originais foram alterados. Propriedade de Lila Mady, descendente do proprietário inicial.
Detalhes da construção.


Estilo colonial muito comum nas fazendas antigas nas proximidades da cidade. Construção do proprietário inicial, Senhor Bartolomeu Lobo, atual proprietário Senhor Lete Troncha.
Detalhes da construção. Aqui aparecem detalhes em alto relevo especialmente a "carinha de leão", artefato moldado pelo construtor Aquelino Edreira, sempre presente em seus trabalhos..


Construção estilo colonial rural, dentro do perímetro urbano da cidade. Proprietário inicial Senhor Dorcílio Rabelo, atualmente da Srta. Zélia Jacob. Detalhes da construção. O construtor é também o Senhor Aquelino Edreira


Cumprimentamos e agradecemos a todos os proprietários iniciais e atuais dos exemplares da arquitetura Colonia aqui expostos.
Parabenizamos pela preservação que enriquece a História, assegurando às gerações vindouras a responsabilidade e a valorização do nosso Patrimônio.
Créditos: Fotos do Acervo da Família Luiz Otelo Costa.